A tecnologia revolucionou os mais diversos segmentos, trazendo mudanças profundas para os mesmos. A construção civil não poderia passar em branco e também aderiu, principalmente nos últimos anos, a essa era da transformação digital.
A implantação da Tecnologia da Informação (TI) em suas atividades foi fundamental para o salto de evolução presenciado na área da construção e, hoje, não há mais quem ache que esta área evolua sem estar conectada ao universo da TI.
Antes de compreender como a TI contribui para o aprimoramento e desenvolvimento do setor da construção civil, vale a pena aprofundarmos um pouco o conhecimento acerca do conceito por trás dessas duas letras.
A Tecnologia da Informação (TI) representa os recursos de tecnologia que foram criados para processar e gerenciar informações e dados considerados essenciais para as mais diversas atividades.
Por meio de sistemas e tecnologia de comunicação, inúmeros dados podem ser armazenados e acessados de forma a dar informações que auxiliem na tomada de decisões e na condução de diferentes projetos, incluindo aqui o setor de construção civil.
As soluções tecnológicas oferecidas pela TI viram informações importantes, que servem a consumidores, parceiros, funcionários e gestores de uma empresa.
A TI na construção civil
Você já viu alguma obra acontecer sem o mínimo planejamento e sem o mínimo cronograma? Difícil, não é mesmo? Pois bem.
Sabemos que no setor da construção civil cronograma e planejamento são etapas fundamentais e que podem e devem vir acompanhadas de eficiência, máxima produtividade e, claro, qualidade em seu resultado final.
O caminho para que tudo isso aconteça passa pela geração, processamento e organização de informações e dados diretamente ligados à construção, ou seja, a TI, de modo a garantir fluidez nos processos que envolvem todas as fases de uma obra.
Com a TI, assim, consegue-se fazer uma melhor gestão, ao organizar eficientemente equipes, materiais e tarefas, além de otimizar a comunicação entre todas as pessoas e empresas envolvidas.
Tudo isso integrado a um único sistema que, claro, para bem funcionar, também deve contar com computadores e servidores capazes de suportar o volume de dados gerados, bem como profissionais de TI, capacitados para atender às necessidades de cada empreendimento.
No universo da construção civil, já existem algumas ferramentas e aplicações de TI. Aqui, separamos algumas e explicamos suas funcionalidades:
Sistemas de gestão
Essenciais para integrar todas as informações e processos em um único local, os sistemas de gestão integrada, conhecidos como ERPs (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais), facilitam bastante a gestão de projetos e obras, o que permite tornar o planejamento mais assertivo e eficiente.
Por meio de softwares e programas de computador, os dados gerados e processados auxiliam a visualizar melhor o andamento diário dentro e fora do canteiro de obras, incluindo a demanda de materiais, o dimensionamento de pessoal e de recursos, entre outras valiosas informações.
Atualmente, com o avanço da tecnologia nos smartphones, existem aplicativos por onde se consegue fazer toda a gestão móvel das obras, o que facilita e muito a vida de quem circula entre vários projetos de construção.
BIM (sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção)
Esse é um sistema que permite reunir informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de uma construção.
Ele auxilia o trabalho colaborativo entre projetistas e acompanha toda a evolução do projeto, da concepção e desenvolvimento à sua execução, inclusive com imagens em 3D e até mais dimensões, com recursos de realidade virtual aumentada.
O Sebrae, inclusive, oferece um curso online sobre essa tecnologia. Veja aqui.
Armazenamento em nuvem
Diante da complexidade existente em cada projeto de construção, com a geração de muitos dados, o armazenamento em nuvem representa uma excelente opção.
Além de ter maior capacidade para esse armazenamento, por não estar num lugar físico, seu acesso remoto e sua atualização em tempo real é possível, sem contar mais um benefício: pessoas de diferentes setores e lugares podem acessar a mesma planilha ou plataforma, o que ajuda a garantir segurança e transparência em todas as etapas da construção.
Internet das Coisas
Chama-se Internet das Coisas a tecnologia que viabiliza a comunicação entre máquinas pela internet, compartilhando informações e até delegando tarefas entre elas.
Especialmente na construção civil, a Internet das Coisas pode automatizar processos de pedidos de materiais, monitorar itens como segurança e qualidade de mão de obra, além de produtividade, bem como controlar procedimentos e gerenciar riscos, realizar a manutenção de equipamentos e inventário de materiais.
Tudo isso contribui de maneira determinante para uma gestão de obra eficiente.
Machine Learning (Aprendizagem de Máquina)
Sim, parece esquisito, mas a evolução da TI deu a capacidade de computadores “pensarem”. Isso quer dizer que as máquinas aprendem com experiências anteriores. Cada experiência gera dados e informações que essas máquinas armazenam e reutilizam para repetir a mesma tarefa.
Na construção civil, já existem algumas plataformas com esse conceito, capazes até mesmo de reunir dados visuais de um canteiro e, após analisa-los, gerar informações sobre segurança, qualidade, utilização de equipamentos e outras rastreabilidades, sem a necessidade da presença de um profissional no local.
Impressão 3D
Máquinas de impressão 3D conseguem imprimir objetos físicos tridimensionais a partir de sua projeção. No setor da construção civil, já há empresas que conseguem construir casas em curto prazo usando peças produzidas nesse tipo de impressora.
Por meio da impressora 3D, é possível trabalhar fundações, divisórias, sustentação e até mesmo paredes, incluindo peças em concreto.
Realidade Virtual, Aumentada e Mista
Essas são tecnologias capazes de reproduzir ambientes virtualmente.
A Realidade Virtual traz a pessoa para imersão em um ambiente simulado. A Realidade Aumentada traz elementos digitais projetados em um ambiente real. E a Realidade Mista mescla e interage elementos reais e virtuais.
Na construção civil, essas tecnologias são muito úteis para várias ações, como no design de projetos, em treinamentos, em visitas virtuais, além de projetos de decoração, entre muitas outras funcionalidades.
Robótica
O uso de robôs na construção civil ganha força no mundo. Na Suíça, por exemplo, já existe um robô completamente autônomo que consegue manusear materiais de construção nos mais diferentes tipos de terrenos, entre outras funcionalidades.
Eles têm sido construídos com sistemas de inteligência artificial avançados e que eliminam necessidade de intervenção de humanos, com extrema precisão mesmo em tarefas complexas.
Conexão e eficácia na obra
Com tantas ferramentas e possibilidades, é totalmente perceptível a importância da TI na construção civil. A gestão de todos os dados processados durante a obra fica organizada e acessível, o que facilita a condução e execução dos projetos com menos chances de erros e maior eficiência.
Vale lembrar que processos mais otimizados diminuem ou evitam desperdício e aceleram a construção, o que reduz os custos.
Não é sem razão que cada vez mais construtoras e empresas que atuam na construção civil investem em TI, buscando soluções tecnológicas para enfrentar as etapas e desafios existentes no processo construtivo.