SpaceX lança a nave Starship: o que deu certo e errado no voo do foguete mais poderoso de todos os tempos

Mayer Fischer
By Mayer Fischer

O foguete tem 120 metros de altura, e produz o dobro de força dos foguetes Saturno V, das missões Apollo. Nave é essencial para projeto dos EUA de retornar à Lua

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, considerou um sucesso o terceiro voo do mega foguete Starship, a maior e mais poderosa nave espacial já construída.

O veículo de 120 metros de altura começou a se movimentar três segundos após a ignição dos motores, completou a separação de estágio e diversos testes inéditos em órbita.

O sucesso apontado pela empresa leva em conta a perda de contato com a espaçonave no final do voo. Isso porque o veículo que decolou da plataforma de lançamento em Boca Chica, Texas, Estados Unidos era um protótipo não projetado para reentrar na Terra.

Entenda o que deu certo e o que deu errado no terceiro voo do Starship:

O que deu certo?


O cronograma e perfil de voo divulgados pela empresa para o terceiro teste eram mais ousados do que os dois primeiros testes.

A empresa queria repetir a queima bem-sucedida de ascensão de ambos os estágios, fazer a abertura e fechamento da porta de carga da Starship, uma demonstração de transferência de propelente durante a fase de cruzeiro do estágio superior e o primeiro religamento de um motor Raptor no espaço e uma reentrada controlada da Starship.

A subida foi concluída com sucesso, com os 33 motores raptor do Super Heavy (propulsor) ligados sem nenhuma falha registrada. Os dois estágios se separaram cerca de 2 minutos e 45 segundos após a decolagem, impulsionando o estágio superior, com 50 metros de altura, para o espaço enquanto o Super Heavy começava os preparativos para uma queima de retorno para redirecionar sua trajetória.

O Starship continuou voando após a separação, alcançou velocidade orbital, mas não tentou entrar em uma órbita completa. O veículo entrou em uma fase de voo suborbital enquanto sobrevoava a Terra, momento em que a SpaceX demonstrou com sucesso dois dos sistemas de voo para a qualificação do veículo: a transferência de combustível criogênico entre tanques — algo nunca feito antes com um veículo desse tamanho — e a abertura e fechamento da porta do porão de cargas.

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