Você tem interesse em estudar Direito? O advogado Bruno Burilli Santos, que atua diretamente no combate à corrupção, explica que esta é uma área muito vantajosa e promissora, principalmente porque ela contém diversos ramos para especialização e atuação. Tem interesse em saber quais as áreas mais em alta do Direito para se especializar? Acompanhe a leitura deste artigo e conheça!
Confira as melhores áreas do Direito para se especializar
- Defensoria Pública
Essa área tem como objetivo defender causas de clientes que não têm dinheiro para contratar um advogado para suas causas. Dessa forma, o advogado especializado nessa área pode atuar em diferentes causas, o que pode ser um atrativo para quem procura dinamismo e diversidade de atuação. Para se tornar um defensor público é necessário prestar um concurso que ocorre todos os anos.
- Direito do Estado
O advogado Bruno Burilli explica que a área do Direito do Estado estuda as relações sociais a partir das organizações políticas. Esse campo agrega conhecimentos de muitos outros, como o Direito Administrativo, Tributário, Constitucional e Teoria do Estado.
O profissional especializado em Direito do Estado cuida das garantias e direitos fundamentais dos cidadãos em relação ao poder público, além de contribuir com entidades e empresas que trabalham diretamente para a Administração Pública.
- Direito Eleitoral
O profissional de Direito Eleitoral não vai atuar somente nos anos de eleição, mas em diferentes setores como na atuação contra esquemas de corrupção, crimes eleitorais, pedidos de cassação políticas, além de muitas outras. Com a criação da Lei da Ficha Limpa no Brasil, a área passou a ser muito fomentada e movimentada, confirma o Dr. Bruno Burilli.
- Direito Tributário
O Direito Tributário está associado aos tributos e impostos, que normalmente estão associados a processos muito complexos e necessários a diversos países. O profissional que atua nessa área é responsável pelo acompanhamento de diversas burocracias relacionadas a esses assuntos, além de realizar também o planejamento tributário de processos de execução fiscal e de empresas.
- Direito de Tecnologia e Informação
Com o aumento cada vez maior dos meios digitais e o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial, a especialização em Direito de Tecnologia e Informação tem se tornado um alvo promissor e de muita procura. Os profissionais dessa área atuam na proteção de dados pessoais e na segurança digital, no direito dos consumidores digitais, nos processos de crimes cibernéticos, além de muitos outros.
O leque de possibilidades quando alguém se gradua em Direito é enorme e isso abre espaço para que as pessoas procurem se especializar nos ramos que mais estão alinhados aos seus interesses pessoais, profissionais e também econômicos.
Por ser uma área ampla e que atua em sintonia com as novidades ao redor do mundo, o Direito está em constante movimentação e mudanças, trazendo a necessidade de atualização, informação e especialização cada vez mais constante, conclui o advogado Bruno Burilli Santos.