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Erro de cálculo criou submarino que afunda como pedra

Se você pensa que um simples erro de cálculo não pode causar muitos estragos, preste atenção nessa história! Uma falha no projeto para a construção de quatro novos submarinos encomendados pela marinha espanhola a um custo de 2,2 bilhões de euros fez com que a embarcação ficasse cerca de 100 toneladas mais pesada do que deveria. Isso faria o submarino afundar como pedra, sem conseguir emergir à superfície.

Segundo um antigo diretor do Gabinete de Avaliação Estratégica do Ministério da Defesa espanhol, alguém havia colocado um ponto decimal no lugar errado, e “ninguém prestou atenção para rever os cálculos”. “Foi um erro fatal”, afirmou Rafael Bardaji à Associated Press, em 2013. A Navantia, empresa estatal responsável pela construção, admitiu a existência de “desvios relacionados ao equilíbrio do peso” no navio.

A falha causou um enorme prejuízo ao governo espanhol em um dos contratos mais caros da história militar do país. Para resolver a questão, o Ministério da Defesa espanhol contratou, por 14 milhões de euros, a consultoria americana Electric Boat. A empresa concluiu que o problema na flutuação seria resolvido aumentando o comprimento de cada um dos quatro submarinos em dez metros, a um custo de 7,5 milhões de euros por metro. O projeto original da Navantia era para uma embarcação de 71 metros e deslocamento de 2.200 toneladas. Agora, o S-80 é um submarino de 81 metros e 3.000 toneladas.

Calma que a dor de cabeça ainda não acabou! Depois de pronto, chegou-se à conclusão de que as embarcações não caberiam nas docas da base naval de Cartagena, onde foram construídas, já que o espaço foi projetado para submarinos com um comprimento máximo de 78 metros. Com mais um problema, vieram mais gastos. O projeto de adaptação das docas custou mais 16 milhões de euros.

Depois de seis anos de atraso e uma conta que saltou de 2,2 bilhões para 3,9 bilhões de euros após as modificações necessárias, o submarino Isaac Peral S-81, primeiro da classe S-80, foi lançado oficialmente no ano passado. A embarcação passa por teste e a expectativa é que seja entregue à Marinha no início de 2023. Com toda essa confusão causada por um erro de cálculo, os espanhóis certamente aprenderam a checar duas vezes a vírgula antes de dar andamento à construção de um projeto!

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